0

Planta Baixa: Criar e Visualizar Ambientes e Projetos

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, julho 21, 2009 in , , , , ,

Estes dias têm sido muito atribulados... está difícil postar aqui...
Lembro que uma vez me pediram para planejar o novo espaço da biblioteca onde trabalhava.

Usei o bom e velho Paint Brush para criar a planta baixa da distribuição das estantes e paredes.

Deu trabalho mas ficou bom. Não ficou lá tão profissional quanto um arquiteto faria... mas como no meu caso, era justamente para um arquiteto avaliar, acho que foi suficiente...
Atualmente dispomos de várias ferramentas com a finalidade de facilitar o trabalho de desenho. Os sites abaixo ajudam bastante e são gratuitos:

Autodesk Project Dragonfly: este site é muito legal. Disponibiliza ferramentas para desenhos de espaços com visualização em 3D. Como ainda é um projeto, tem suas limitações... mas é ótima opção para quem deseja desenhar um espaço simples.

Small Blue Printer: é menos audacioso, mas funciona bem. Também disponibiliza visualização em 3D dos espaços criados. Inclui um Floor Planner (detalhamento de salas) e um Garden Planner (para jardins).

Project Draw: esse está embutido no conceito de SaaS já visto aqui. É um programa online. Disponibiliza várias formas geométricas, setas, móveis para aplicação. A Visualização é em 2D. O bom é que pode ser usado também para desenhar fluxogramas e gráficos, como o de arquitetura de redes.

FlowChart: este é pago, mas como está em Beta estão, por enquanto, disponibilizando o acesso gratuito. Como o Project Draw, ele é mais um programa que um site. Seu ponto forte está na possibilidade de colaboração online e um extenso clipart para criação dos gráficos e infográficos.

Graphsy: é o mais simplesinho, mas ainda poderoso. Dispõe de vários itens em 2D como formas geométricas e objetos. O legal é que com ele é possível animar a apresentação do gráfico e convidar outros para verem no próprio site.

Para ajudá-lo a desenvolver seu projeto você pode visitar o site da Oficina de Desenho (de onde utilizei a imagem deste post). Ele reúne artigos de representações gráficas na área de construção civil, decoração e indústria moveleira. É um espaço onde usuários podem desenvolver suas criações, além de ser um canal de comunicação para desenhistas, arquitetos e engenheiros.

Acho que agora já dá para rascunhar a planta baixa bem melhor do que eu fiz com o Paint...

|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.