0

Internet das Coisas - Internet of Things - IoT

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, outubro 31, 2014 in , ,
A Internet das Coisas ( IOT ) e Sistemas Inteligentes baseiam-se no uso de Sensores, Conectividade, Pessoas e Processos .
Estamos criando um novo mundo que vê e mede qualquer coisa em torno de nós através de "lentes sensoriais".
Nós digitalizamos os resultados e os tornamos disponíveis através das redes.
Por fim, colocamos toda a informação da rede em sistemas bi-direcionais para combinar pessoas, dados, sistemas e processos, o que leva à tomada de decisões mais bem sucedida.
Como resultado, adquirimos serviços novos e aplicações inteligentes, e abrimos um caminho novo para diversas aplicações. O que a biblioteca tem haver com isso?
Tudo!

Imagine estar numa biblioteca onde um sensor corre por um friso apontando a localização de seu livro na estante? Sensores que indicam se o livro está no lugar correto de classificação ou não? Sensor que indica se um livro está perdido num prédio? Sensor que indica a georreferência de uma obra? Indicação de disponibilidade de um livro na estante sem necessidade de consultar empréstimos? E mais: calculo de peso de uma carga de obras em doação, cálculo de volume, vida útil, danos ambientais...

Isso tudo, sem falar na própria mudança na forma do como o usuário procura suas informações. Nas mudanças culturais provocadas por esta nova onda. As bibliotecas como as conhecemos poderão mudar e muito...

Neste link você encontrará melhores explicações sobre a IoT com infográficos e indicações de livros.
Dá uma bela dissertação, que tal?

Bibliotecários: preparai-vos para o futuro!



|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.