8

Software Bibliométrico

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, abril 03, 2009 in
Nos últimos 5 anos os estudos sobre 'o como as palavras de um site influenciam em sua localização nos buscadores' aumentaram muito dando origem a uma gama de softwares que tem por objetivo contar e analisar sua ocorrência.

É claro que eu estou falando do mundo da informática e dos webmasters, pois no mundo dos bibliotecários estes estudos existem há décadas.

A Bibliometria, termo cunhado por Allan Pritchard em 1969, é objeto de estudos desde 1922 com E. Wyndham Hulme.

A Bibliometria é tida como uma das primeiras áreas de estudo que sinalizara para a origem de uma nova disciplina, a Ciência da Informação.

As principais leis bibliométricas são: Lei de Bradford, (produtividade de periódicos), Lei de Lotka (produtividade científica de autores) e Leis de Zipf (freqüência de palavras).

O Primitive Word Counter é um software gratuito que pode auxiliar nos estudos de frequência das palavras, isto é, na aplicação das Leis de Zipf. Pra quem precisar, lá vai o link:
http://www.primitivezone.com/primitive-word-counter.html

É engraçado como outras áreas (re-)descobrem nichos de atividades onde nós já tinhamos fincado o pé. Acho que não nos fizemos notar...

Pra quem quiser saber mais sobre Bibliometria, aqui vão dois artigos:

GUEDES & BORSCHIVER. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da Informação e do Conhecimento...
MENDONÇA. A lingüística e a ciência da informação: estudos de uma interseção

|

8 Comments


Oi, Sandréa!

Também há um ótimo software que conta e ordena citações de publicações científicas na Web, mostrando o Índice h do autor ou da revista, além de outros dados de citações, tendo como base as publicações apontadas pelo Google Acadêmico.

E o melhor é que este aplicativo está disponível para download gratuito no site da pesquisadora australiana Anne-Wil Harzing.

Confira!

Bjs

Sibele


É isso aí, Sandréa!

Agora, um outro assunto: por um acaso vc conhece tecnologias assistivas open source voltadas para usuários com necessidades especiais (PNE)?

Há o software Rybená, que possibilita a conversão da página da Internet ou texto escrito em português para LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), mas que é pago, ou o SignWriting, que é uma tentativa de escrita da língua de sinais...

Será que há também alternativas de softwares compatíveis com leitores de telas e impressoras em Braille, entre outros?

Obrigada, e bjs!


Olá, Sandréa!!

Eu não consegui conectar a este site q a Sibele indicou. Estou com um trabalho p fzr do mestrado e é justamente em bibliometria, todavia, não tive contato nem na época da faculdade nem agora trabalhando... Você tem algo que possa me ajudar, indicação de software que faça a bibliometria??


Oi Marlus, Conecte o site que a Sibele indicou por aqui: http://www.harzing.com/pop_win.htm

Não se esqueça que o site dela usa o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/)para criar as contagens, então este pode não representar todo o universo do estudo, ok?
Outra coisa, Não se esqueça de citar o uso do software dela:

Harzing, A.W. (2007) Publish or Perish, available from http://www.harzing.com/pop.htm

...e se possível nosso BiblioPage.

Grande abraço.


Olás Sandréa e Marlus!

Marlus, atente para o que a Sandréa indicou: o Publish or Perish, embora seja um grande avanço por permitir estudos cientométricos em fontes livres como o Google Acadêmico, infelizmente seus resultados não são representativos do universo de publicações científicas, justamente pelo fato da maior parte dessas publicações ainda serem de acesso restrito às grandes bases como Web of Science e Scopus - inclusive, se você tem acesso a elas, dependendo do universo que você deseja pesquisar, é recomendável incluí-las no estudo também, pois elas dispõem de ferramentas de análise cientométrica de todas as publicações que indexam.

Mas já temos também o SJCR (Scimago Journal & Country Rank), uma parceria do Grupo Scimago, espanhol. com a Scopus, que também permite algumas análises cientométricas das revistas indexadas na Scopus, mas de forma livre, pois o SJR está livre na web. Acesse:
http://www.scimagojr.com/

Boa sorte! :)


Bom dia. Sou Jorge Raimundo. Gostaria de saber onde consigobaixar o software de Ronald Rousseau (lei de lotka). Fui na página dele
Mas nao consegui. Se alguém poder me ajudar, serei grato


Olá, Sandréa!

Você tem material que trata sobre o manuseio de softwares livres como o bibexcel?

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.