2
Banco de Imagens
Posted by Sandréa Moraes
on
segunda-feira, julho 27, 2009
in
Banco de Imagens,
Catalogação,
Eventos,
Fotografia,
Gestão do Conhecimento,
Tratamento de Imagem
Puxa! A semana que passou foi super atribulada!
Dois eventos me impediram de postar: fotos do Presidente (da minha companhia) e atestados fotográficos de eventos.
Deixa explicar. É que cuido de dois acervos fotográficos em minha empresa.
São medianos: um físico com 400 CDs (com aprox. 50 imagens cada) e um digital, em pastas, com 95 mil arquivos (274GB).
Pois bem. O presidente necessitou atualizar suas fotos-boneco (fotos posadas) e quem seria a pessoa que conhecia o acervo e a demanda dos jornalistas o suficiente para dar apoio ao fotógrafo profissional? Pois é... a bibliotecária.
Longe de reclamar; adorei ter participado!
Imaginem eu dizendo ao presidente da companhia como ele deveria posar? "Sr. presidente, um leve sorriso, por favor.", "Sr.presidente, ponha as mãos assim...", "Sr., amassou aqui..."
Foi engraçado. Até gravata eu ajeitei. Que intimidade (ela está se achando)!
Depois de toda esta sessão fotográfica foi a hora de agrupar, selecionar e retocar as fotos junto com o fotógrafo. Um trabalho delicado.
Utilizei GIMP, software Open Source, para edição das imagens.
Ah! Sim. Também sei manipular imagens... Tirar uma sombra, melhorar a pele, atenuar um reflexo... Aprendi tudo na internet. Acho que um profissional deve saber/conhecer tudo que dá apoio à seu acervo. No meu caso, manipular imagens é um plus.
A segunda atividade que demandou tempo foi criar os atestados fotográficos.
Imagine uma empresa enorme, que realiza dezenas de eventos e as fotos dos mesmos ficam a seus cuidados.
Quando eles precisam mostrar a auditoria aonde o dinheiro foi gasto, não bastam as notas fiscais, têm que mostrar que o evento realmente continha os itens pagos. Daí a demanda.
Foram necessárias uma média de 4 fotos para cada evento de 2006 a 2009. Deu trabalho.
No próximo post vamos falar de arquivamento de imagens para destrinchar melhor este assunto.
Dois eventos me impediram de postar: fotos do Presidente (da minha companhia) e atestados fotográficos de eventos.
Deixa explicar. É que cuido de dois acervos fotográficos em minha empresa.
São medianos: um físico com 400 CDs (com aprox. 50 imagens cada) e um digital, em pastas, com 95 mil arquivos (274GB).
Pois bem. O presidente necessitou atualizar suas fotos-boneco (fotos posadas) e quem seria a pessoa que conhecia o acervo e a demanda dos jornalistas o suficiente para dar apoio ao fotógrafo profissional? Pois é... a bibliotecária.
Longe de reclamar; adorei ter participado!
Imaginem eu dizendo ao presidente da companhia como ele deveria posar? "Sr. presidente, um leve sorriso, por favor.", "Sr.presidente, ponha as mãos assim...", "Sr., amassou aqui..."
Foi engraçado. Até gravata eu ajeitei. Que intimidade (ela está se achando)!
Depois de toda esta sessão fotográfica foi a hora de agrupar, selecionar e retocar as fotos junto com o fotógrafo. Um trabalho delicado.
Utilizei GIMP, software Open Source, para edição das imagens.
Ah! Sim. Também sei manipular imagens... Tirar uma sombra, melhorar a pele, atenuar um reflexo... Aprendi tudo na internet. Acho que um profissional deve saber/conhecer tudo que dá apoio à seu acervo. No meu caso, manipular imagens é um plus.
A segunda atividade que demandou tempo foi criar os atestados fotográficos.
Imagine uma empresa enorme, que realiza dezenas de eventos e as fotos dos mesmos ficam a seus cuidados.
Quando eles precisam mostrar a auditoria aonde o dinheiro foi gasto, não bastam as notas fiscais, têm que mostrar que o evento realmente continha os itens pagos. Daí a demanda.
Foram necessárias uma média de 4 fotos para cada evento de 2006 a 2009. Deu trabalho.
No próximo post vamos falar de arquivamento de imagens para destrinchar melhor este assunto.