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Tipos de Buscadores
Voltando a falar dos Portais Corporativos, temos aquela camada onde residem os mecanismos de busca, robots de busca, motores de busca, ou simplesmente buscadores.
Existem vários tipos de buscadores e várias classificações.
Uma que eu gosto é a que vai abaixo.
Os buscadores podem ser do tipo:
Existem vários tipos de buscadores e várias classificações.
Uma que eu gosto é a que vai abaixo.
Os buscadores podem ser do tipo:
- Palavra Chave: são a maioria. A lista de resultados é apresentada de acordo com a ocorrência da palavra ou frase. Ex.: Google
- Booleanos: utilizam operadores lógicos (AND OR NOT), ou sinais(+-=). É aquela busca que lembra a formação de conjuntos como resultado da busca. Ex.: Minerva da UFRJ
- Bayesianos: apresentam o resultado de acordo com a frequência da palavra no arquivo. É similar ao da palavra-chave, mas a busca bayesiana tem foco no conteúdo enquanto o de palavras-chave tem foco em campos (Título, Autor etc). Imagine que o buscador bayesiano é uma caneta marca-texto. O arquivo ou página com mais destaques é o que vai ser listado primeiro. Ex.: Google, Yahoo
- Conceituais: são baseados em thesaurus, assim os itens mais relevantes nem sempre tem a palavra que foi digitada. Normalmente até a apresentação dos resultados sugere algo visual como um mapa, uma hierarquia ou gráfico. Ex.: Kartoo
- Contextuais: são buscadores calibrados para a área a que servem. Normalmente, são aqueles utilizados em instituições. Nestes, um instituto de biologia pode, por exemplo, "dizer" ao buscador que toda a vez que alguém escrever MANGA, o resultado liste primeiro os resultados relacionados à fruta, e não à roupas ou mangá. São geralmente, ferramentas pagas. Ex.: Verity K2 que foi integrado ao sistema IDOL
- Linguagem Natural: buscadores que simulam uma conversa. Aceitam a língua corrente. O usuário posta algo do tipo "Onde encontro escolas de música?" e ele retorna o resultado. Ex.: AskJeeves
- Popularidade: neste tipo de buscador o ranking dos internautas influencia a lista de resultados. Ex.: Google, Yahoo
- Filtros Colaborativos: são os buscadores que trabalham com similaridade. Usuários com interesses similares encontram documentos similares. Geralmente retornam com aquela frase "quem comprou este produto também comprou..." Ex.: buscadores da Amazon, Livraria Cultura
- Afinidade: parecido com colaborativo, mas associa pessoas aos documentos tendo-os como especialista daquela área. É comum quando os documentos são gerenciados por um gestor de conteúdo do portal. Ajudam a formar comunidades de prática. Ex.: Documentum, Verity K2 Community.
- Bases de Conhecimento: dão respostas prévias à perguntas pré-programadas. Eles direcionam as pessoas para uma área. São comumente usados em empresas de telemarketing e centrais de atendimento. Funcionam como repositórios de soluções.
Como disse, outras classificações são possíveis. Vejam mais nos sites: CriarWeb, Artigonal, Wikipédia etc.
A leitura recomendada é a do livro sobre Portais Corporativos do Terra e Gordon.