Agora o Google, sempre ele... lançou uma outra forma de visualização de informações, o
Google Squared.
A primeira vista parece meio bobo: "enquadrar"- daí o squared -, planilhar as informações recuperadas... mas uma apreciação mais detalhada mostra boas possibilidades de refinamento de pesquisa.
O Google Squared permite que várias facetas do tópico buscado sejam apresentados em forma de tabela formando uma
matriz de dados.
Novas colunas podem ser adicionadas e removidas o que permite uma ampliação do campo da pesquisa e ao mesmo tempo um refinamento.
Um teste feito com a busca [Washington "public Library"] retornou pelo menos o link para 3 bibliotecas locais. Adicionando uma coluna com o termo "address" foram recuperados todos os endereços das mesmas bibliotecas.
O aplicativo ainda necessita de alguma regulagem e, é claro, uma atualização para o português seria bem-vinda. Mas fica aqui a dica.
Mudando de assunto, mas ainda dentro... Visualização de Dados em novos formatos é um assunto recorrente na internet.
Já existe até uma ciência chamada de Alfabetização Visual ou Competência Visual que ensina técnicas de exposição de dados.
Para bibliotecários, sobretudo os corporativos, a forma de apresentar os dados aos clientes é fundamental daí a necessidade de aprender mais sobre o assunto.
Acho que as escolas de Biblioteconomia também deveriam incluir alguma matéria sobre o tema na grade. Quem souber de algo assim, me avise.
|