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Gestão do Conhecimento e Portais Corporativos
A Gestão do Conhecimento - Knowledge Management (KM) - já é uma antiga conhecida das empresas, mas tem ganhado força nos últimos anos.
Vários fatores, entre eles o desenvolvimento e barateamento das tecnologias; as várias regulamentações (Sarbanes-Oxley, governança, gestão de riscos e a lei de responsabilidade fiscal etc.) e exigências governamentais; e a explosão da web 2.0 favoreceram o desenvolvimento de atividades de GC.
Outros motivos, estes mais internos, alavancaram a necessidade de GC:
Uma das atividades que visam gerenciar e promover estas informações é a criação de portais corporativos. Por que criá-los? Pois num portal os gerentes e funcionários podem encontrar informação relevante e fontes de conhecimento. Além disso eles podem:
Por hora, uma leitura nos artigos abaixo vão te situar no assunto:
Vários fatores, entre eles o desenvolvimento e barateamento das tecnologias; as várias regulamentações (Sarbanes-Oxley, governança, gestão de riscos e a lei de responsabilidade fiscal etc.) e exigências governamentais; e a explosão da web 2.0 favoreceram o desenvolvimento de atividades de GC.
Outros motivos, estes mais internos, alavancaram a necessidade de GC:
- Mais de 80% das informações digitais das empresas estão em discos rígidos e arquivos pessoais
- No trabalho, as pessoas obtêm de 50% a 75% das informações relevantes com outras pessoas
- Profissionais da informação gastam de 15% a 30% de seu tempo com a busca de dados
- Funcionários usam 40% de seu tempo na procura e redistribuição da informação
A Gestão do Conhecimento pode ser definida, de maneira bem simples, como um complexo de atividades, tecnologias, regras e atitudes que visam a beneficiar, promover e resguardar a informação gerada, utilizada e adquirida pela empresa tanto no seu ambiente interno quanto no ambiente externo à ela.
Uma das atividades que visam gerenciar e promover estas informações é a criação de portais corporativos. Por que criá-los? Pois num portal os gerentes e funcionários podem encontrar informação relevante e fontes de conhecimento. Além disso eles podem:
- codificar e publicar seus conhecimentos;
- colaborar online;
- reduzir o impacto de rumores;
- desenvolver um ambiente de confiança;
- alertar para fatos e eventos;
- divulgar e reforçar valores da empresa;
- divulgar metas e resultados;
- treinar online;
- melhorar o acesso ao conhecimento externo;
- fidelizar clientes;
- estabelecer interface com fornecedores;
- promover sua imagem perante a sociedade...
Em cada tópico destes, é possível uma ação específica do bibliotecário, sobretudo o bibliotecário corporativo, no fornecimento de dados e informações para aqueles que irão alimentar o portal.
Existem atividades relativas à construção do próprio portal onde também podemos atuar. Os quais falaremos mais tarde.Por hora, uma leitura nos artigos abaixo vão te situar no assunto:
- Informação ao Alcance de Todos
- É o fim da papelada?
- Gestão do Conhecimento na Prática
- GC: estratégia para decisão (.ppt)
- Porque as empresas precisam da gestão do conhecimento