0

Blogs Corporativos: o papel do Bibliotecário

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, junho 08, 2009 in , , ,

O advento dos Blogs mudou o perfil de produção e registro do conhecimento na internet nos últimos anos.

Conhecimentos técnicos que eram exigidos para formatação e publicação de páginas em html e xml e que, estavam geralmente concentrados nas mãos de webmasters, agora não são tão necessários quando falamos em publicação via blogs.

Os internautas, pessoas comuns, se adaptaram rapidamente à nova mídia e hoje em dia é muito comum estudantes, donas-de-casa e profissionais de todo o tipo terem seu blog.

Agora é a vez das grandes empresas entrarem em cena.

A Petrobras lançou seu blog corporativo na sexta passada (05/06).

Outras grandes empresas há muito já têm seu blog.
Empresas como a Microsoft, não se contentam com apenas um blog e criaram um para cada produto e serviço oferecido, totalizando 4.500 blogs corporativos (Veja o ranking das empresas mais blogueiras publicado por Fabio Cipriani).

E nós bibliotecários? Como ficamos nisso?

Já tive a oportunidade de ajudar alguns amigos a publicarem seus blogs.
Normalmente a ajuda é técnica (Que sites publicam blogs? Como faço para me escrever? Dá para decorar?) e um pouco de assunto inicial (Me apresento? O que eu gosto? Como escrevo?).

Mas as necessidades de um blog corporativo vão além do empurrãozinho.

Por trás de um post corporativo tem pesquisa e organização de dados que entregues no momento certo compõem a redação do postmaster, mesmo quando esta redação pareça leve, descompromissada.

Outro aspecto de atuação dos bibliotecários é a localização de links que servirão de referência dentro do post.
O postmaster apenas diz que vai comentar sobre as últimas notícias e nós fornecemos os links; diz que vai explicar a datação com carbono 14 e nós fornecemos os links; diz que vai publicar em inglês e nós damos o apoio ; e por aí assim vai.

Outras orientações giram em torno do gerenciamento dos direitos autorais.
Não é porque é um simples blog, que o post vai deixar de ter autoria.
Nós, mais do que os outros profissionais, estamos cientes de todas as problemáticas autorais que envolvem a internet. Nós devemos estar prontos a orientar a corporação no que tange seus interesses neste assunto.

Localizar imagens royalty free para utilização ilustrativa no blog também está a nosso alcance. Podemos gerenciar um banco de imagens desse tipo.

Depois que o post foi ao ar, o bibliotecário também pode varrer a internet em busca de feedback e repercussão na mídia.

Não somos responsáveis sobre o que a alta administração de uma corporação faz com a informação que recebeu, mas somos responsáveis se ela decidir erroneamente baseada em dados errados ou insuficientes.

Assim, levemos tão a sério o trabalho que gira em torno dos blogs coporativos quanto qualquer outro trabalho de informação.
Leitura recomendada:



Portais Corporativos
A Revoluçao Na Gestao Do Conhecimento
GORDON, CINDY; TERRA, Jose Claudio






CiPRIANI, Fabio.

Novatec




|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.