0
Blogs Corporativos: o papel do Bibliotecário
Posted by Sandréa Moraes
on
segunda-feira, junho 08, 2009
in
Blogs,
Distribuição de conteúdo,
Library 2.0,
Web 2.0
O advento dos Blogs mudou o perfil de produção e registro do conhecimento na internet nos últimos anos.
Conhecimentos técnicos que eram exigidos para formatação e publicação de páginas em html e xml e que, estavam geralmente concentrados nas mãos de webmasters, agora não são tão necessários quando falamos em publicação via blogs.
Os internautas, pessoas comuns, se adaptaram rapidamente à nova mídia e hoje em dia é muito comum estudantes, donas-de-casa e profissionais de todo o tipo terem seu blog.
Agora é a vez das grandes empresas entrarem em cena.
A Petrobras lançou seu blog corporativo na sexta passada (05/06).
Outras grandes empresas há muito já têm seu blog.
Empresas como a Microsoft, não se contentam com apenas um blog e criaram um para cada produto e serviço oferecido, totalizando 4.500 blogs corporativos (Veja o ranking das empresas mais blogueiras publicado por Fabio Cipriani).
E nós bibliotecários? Como ficamos nisso?
Já tive a oportunidade de ajudar alguns amigos a publicarem seus blogs.
Normalmente a ajuda é técnica (Que sites publicam blogs? Como faço para me escrever? Dá para decorar?) e um pouco de assunto inicial (Me apresento? O que eu gosto? Como escrevo?).
Mas as necessidades de um blog corporativo vão além do empurrãozinho.
Por trás de um post corporativo tem pesquisa e organização de dados que entregues no momento certo compõem a redação do postmaster, mesmo quando esta redação pareça leve, descompromissada.
Outro aspecto de atuação dos bibliotecários é a localização de links que servirão de referência dentro do post.
O postmaster apenas diz que vai comentar sobre as últimas notícias e nós fornecemos os links; diz que vai explicar a datação com carbono 14 e nós fornecemos os links; diz que vai publicar em inglês e nós damos o apoio ; e por aí assim vai.
Outras orientações giram em torno do gerenciamento dos direitos autorais.
Não é porque é um simples blog, que o post vai deixar de ter autoria.
Nós, mais do que os outros profissionais, estamos cientes de todas as problemáticas autorais que envolvem a internet. Nós devemos estar prontos a orientar a corporação no que tange seus interesses neste assunto.
Localizar imagens royalty free para utilização ilustrativa no blog também está a nosso alcance. Podemos gerenciar um banco de imagens desse tipo.
Depois que o post foi ao ar, o bibliotecário também pode varrer a internet em busca de feedback e repercussão na mídia.
Não somos responsáveis sobre o que a alta administração de uma corporação faz com a informação que recebeu, mas somos responsáveis se ela decidir erroneamente baseada em dados errados ou insuficientes.
Assim, levemos tão a sério o trabalho que gira em torno dos blogs coporativos quanto qualquer outro trabalho de informação.
Leitura recomendada:
CiPRIANI, Fabio.
Novatec