0

Biblioteca Britânica lança arquivo virtual de websites extintos

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, março 02, 2010 in , , ,

Repassando.
O projeto pretende preservar e manter acesso a páginas do Reino Unido incluindo as que já sairam do ar. Como a caducidade de links é um dos maiores problemas da internet, podemos dizer que este projeto é um dos primeiros a criar uma bibliografia corrente e também reptrospectiva, grosseiramente falando; além de aplicar a Lei do Depósito Legal à internet.

"A Biblioteca Britânica acaba de lançar o site do projeto UK Web Archive (Arquivo Web do Reino Unido, em tradução literal), que reúne imagens de telas de sites coletadas desde 2004. “Existem milhões de sites no Reino Unido. Eles estão constantemente se transformando e chegam até a desaparecer. Muitas vezes, contêm informações que estão disponíveis somente online. Com o objetivo de dar uma resposta a um possível ‘buraco negro digital’, o UK Web Archive surge para salvaguardar o máximo de sites possível. Sua proposta é coletar, preservar e garantir acesso permanente a sites importantes do Reino Unido para as próximas gerações”, diz o texto de apresentação do projeto, disponível online.
(...)
O projeto explica, ainda em seu site, que obter essa autorização é um processo custoso e difícil, pois muitos não respondem ao pedido. Por isso está tentando obter, junto ao governo, a autorização para capturar automaticamente todos os sites que estejam no domínio do Reino Unido. A Biblioteca Britânica e outras do mesmo gênero têm esse direito garantido pelo Legal Deposit Libraries Act, de 2003, porém, elas ainda precisam que a lei entre em vigor para prosseguirem com o trabalho."

Fonte: JW

|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.