4

Abordando temas juvenis com a Saga de "Crepúsculo"

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, agosto 31, 2009 in ,

Olá Povo. Estive um pouco ausente nas semanas anteriores pois andei dando um tempo e lendo por diversão... Em três semanas li toda a saga de "Crepúsculo" de Stephanie Meyer (Twilight), os 4 volumes. Gostei muito.

Crepúsculo conta a história de Bella Swan, que ao se mudar para a cidadezinha de Forks conhece o misterioso Edward Cullen no colegial. Seria tudo muito banal se Edward não fosse um vampiro...
A saga é voltada para adolescentes, mas garante sem dúvida, distração para qualquer idade.

É muito comum em algumas escolas, que bibliotecários assumam o papel de orientadores de leitura e promovam debates em sua biblioteca. Achei essa Saga especialmente adequada para abordar temas adolescentes.

Listei abaixo alguns temas que podem ser debatidos após a leitura da série (atenção: esta lista contém spoilers... isto é... se você pretende ler os livros, mas quer abster-se de saber as surpresas de antemão, então pare de ler este post neste ponto).

Livro Um: Crepúsculo

* Adaptação, como encarar situações novas: dá pra abordar temas baseando-se nas situações vividas por Bella: como é ter que adaptar-se a situações novas como a separação dos pais, um segundo relacionamento da mãe, um pai ausente, escola nova, mudar-se de cidade... Cada jovem pode contar sua experiência com o novo e expor seus medos e anseios.

* Resistência às Drogas e às 'tentações': Edward diz, em determinado ponto da leitura, que o sangue de Bella é como uma droga para ele, e ele não sabe o quanto conseguiria resistir. Apesar de tudo, ele resiste. Neste ponto já dá para abrir uma palestra sobre o tema Drogas e depois seguir com perguntas: como é para vocêr ter que resistir às tentações; se já houve situações em que você tivesse que resistir a algo proibido, ilegal, ou que poderia decepcionar seus pais; se já houve alguma situação em que você não resistiu e se deu mal... etc.

Livro Dois: Lua Nova

* Contrangimento, como lidar: Bella e Edward passam por uma situação constrangedora no aniversário dela, em meio a família. Adolescentes - e alguns adultos também - sempre reagem mal a "pagar um mico", ou se ver numa "saia justa". Dá pra falar com os jovens sobre este assunto, coletar algumas experiências, e abordar reações mais maduras à tais situações.

* Depressão, como reagir a este mal: sem dúvida é o grande tema deste volume. Após ser abandonada por Edward, Bella reage de forma catatônica e depois, muito deprimida, põe sua vida em risco. Como os jovens lidam com a depressão? Como sair dela? Suicídio é solução? Dá para abordar o tema e coletar opiniões e promover um debate sobre o assunto. Pode-se até, trazer um médico ou especialista para comentar o caso e dar orientações gerais.

*Grupos, bandos e gangs: os bons e os maus: neste volume Jacob Black se vê forçado a participar de um bando, que em princípio lhe parecia aterrador. O que os jovens acham de pertencer a grupinhos e gangs? Que grupos são socialmente aceitáveis e que grupos não são? Como se relacionar com um grupo desconhecido? - tema superatual.


Livro Três: Eclipse

É, sem dúvida, o volume mais difícil da série pois aborda temas mais filosóficos.

*Ser Humano e ter Humanidade: No embate entre Bella, que deseja tornar-se vampira, e Edward, que deseja preservar a humanidade dela, o que são as experiências humanas? Quais são? Estudar, casar, ter filhos, envelhecer... Os jovens podem falar o que esperam da vida com este tema.
Além disso o tema pode abrir para outros aspectos. Sabemos que existem humanos desumanos (... se me permitem o trocadilho...), pessoas que apesar de serem da nossa espécie não respeitam a vida nem o planeta... já temos outra palestra aqui.

* Tudo por amor: tema complexo. Como Bella, do quê você abriria mão por amor? Sua própria vida? Vale a pena trocar uma vida inteira para viver um amor? O que um jovem faz por amor? Amor de mãe, de pai, de irmão e a um filho: o que você seria capaz de sacrificar para manter ou recuperar este amor. Apaixonar-se: já se apaixonou? Quais loucuras de amor você já fez? - isso é apenas uma parte do que pode ser debatido com este tema.

*Triângulo amoroso: no livro Edward abre espaço para que Bella tenha outra perspectiva de amor. Ele faz isso por que a ama com abnegação, por saber que o amor dele faz mal a ela. Mas normalmente não são essas as motivações que fazem com que compromissos sejam quebrados. Como os jovens lidam com corações partidos e traições amorosas? Dá um debate e tanto!


Livro Quatro: Amanhecer
É um volume também complexo. Mas cheio de ação.

* Casamento: o tema por si só já abre várias divagações. Como os jovens vêm o tema e o que pretendem em relação a ele?
No livro Bella não reaje bem à ideia de casar-se, mais por conta do que sua mãe iria pensar dela, do que por conta de estar se casando tão jovem. Isso gera um debate interessente, ao perguntarmos quais são as ideias que não são suas mas que você assumiu para seguir, só para agradar a um pai, uma mãe, um professor, um chefe, a sociedade etc. Até aonde você se aniquilaria para agradar a alguém que você ama?

*Gravidez não desejada. Gravidez na adolescência. sem dúvida o grande tema do volume. Já se tem aí um grandioso debate. E mais:

*Filhos e aborto: Bella engravida de Edward. Para ele, o bebê é um mostro que a matará. Ele tenta levá-la a abortar a criança, mas ela não aceita essa opção. Notem que supertema para debate: que decisão tomar se você sabe que a criança que você espera não é normal? O que fazer quando o pai não quer seu bebê? Abortar? Neste caso podemos até convidar um médico para participar do debate. Podemos chamar mães adolescentes também para contar sua história.

*Família, a união que faz a força: no livro a união da família Cullen é fundamental para sobrevivência do bebê e da própria família. O amor que os une vai além do traço vampiresco e sanguinário da espécie deles.
Pode-se abordar os jovens e verificar com eles experiências onde suas famílias fizeram a diferença. Como é sua relação familiar, e como se dialogam os embates familiares. Explorar as relações familiares faz com que os jovens vejam a escola como um lugar mais amistoso.

Bem, só lamento para quem leu até aqui e eu acabei com as surpresas dos volumes...
Pena que não trabalho em biblioteca Pública... adoraria palestrar sobre estes temas!
Dá pra fazer também uma sessão tipo cine-pipoca com o filme da série.

Se você tem um bom livro para comentar temas jovens, poste aí no balãozinho suas ideias e impressões. Até.


|

4 Comments

Anônimo says:

Sandra eu li todos os livros da saga Crepúsculo e amei. Primeiro fiquei impressionada de vc ter lido todos em 3 semanas! rs
Segundo, achei mto interessante sua abordagem dos livros oferecendo temas de discussão para dentro da biblioteca. Sou estudante de Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação da UFRJ e gostei mto msm desse post. Pena que eu tbm não trabalho numa biblioteca que eu possa utilizar esse recurso de debates, senão eu adotaria sua idéia! Parabéns! Adorei seu blog!


Obrigada, Sara.

É. Praticamente vampirizei os livros...ih-ih :-)

É sempre mais fácil usar um instrumento que se gosta... no nosso caso, bibliotecários e leitura tem tudo em comum.


Olá Sandréa, trabalho em uma biblioteca cujo público é basicamente adolescente e achei interessante o texto. Gostei da idéia da palestra. A saga é mesmo um sucesso entre meus usuários. Haveria um e-mail para contato?


Olá Jaqueline,

Podes me encontrar em sandreamoraes@gmail.com

Um abraço.

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.