I, Librarian

Biblioteconomia, Ciência da Informação e Internet
Agora, se ao contrário, você precisa saber o que significa http://bit.ly/sapS4 utilize este site:
Como disse, outras classificações são possíveis. Vejam mais nos sites: CriarWeb, Artigonal, Wikipédia etc.
A leitura recomendada é a do livro sobre Portais Corporativos do Terra e Gordon.
Visit msnbc.com for Breaking News, World News, and News about the Economy
A Gestão do Conhecimento pode ser definida, de maneira bem simples, como um complexo de atividades, tecnologias, regras e atitudes que visam a beneficiar, promover e resguardar a informação gerada, utilizada e adquirida pela empresa tanto no seu ambiente interno quanto no ambiente externo à ela.
Em cada tópico destes, é possível uma ação específica do bibliotecário, sobretudo o bibliotecário corporativo, no fornecimento de dados e informações para aqueles que irão alimentar o portal.
Existem atividades relativas à construção do próprio portal onde também podemos atuar. Os quais falaremos mais tarde.Quando for criar, siga os conselhos do site Efeitos Visuais:
1. MANTENHA TUDO O MAIS SIMPLES POSSÍVEL - manter simples não significa ter um site feio. Manter simples significa reduzir ao máximo tudo, para que o site seja fácil de usar e mantenha o interesse;
2. UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS - Essa frase também é verdadeira para a criação de um site. Sempre que possível, use imagens, pois ninguém quer perder tempo a ler textos intermináveis.
3. NUNCA COLOQUE INFORMAÇÃO EM EXCESSO numa página. Páginas com muita informação tendem a sobrecarregar e confundir o leitor. Isso também é verdadeiro para imagens. Muitas imagens fazem os olhos dos visitantes sairem da órbita. Faça um teste: olhe para a sua página e veja se consegue, de forma rápida, obter a informação que precisa.
4. EM CONSTRUÇÃO? JAMAIS! - Nunca coloque links no seu site que levem o visitante a páginas que ainda não foram feitas e que estão em construção. Nada pior do que frustrar o visitante.
5. MANTENHA O SEU SITE FRESCO - Actualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.
6. CRIE UMA LISTA A QUAL OS VISITANTES POSSAM SUBSCREVER e receber a newsletter do site. Nada melhor do que manter o contacto com aqueles que têm interesse no seu site.
7. BONEQUINHOS A REBOLAR? BOLINHAS A SALTAR? ÍCONES A VOAR PELA PÁGINA? NUNCA use esse tipo de recurso para decorar o seu site! As pessoas tendem a ignorar esses sites. (Meu toque: use. Mas não vá deixar o usuário vesgo de tanto enfeite pipocando...)
8. JAVA E FLASH NÃO DEVEM SER USADOS DE FORMA ALGUMA como elementos principais de um site. Se o site depender desses elementos não conseguirá ser classificado(recuperado), de forma adequada, nos motores de busca e poderão levar o utilizador a desistir de entrar, pois são elementos que podem causar o bloqueio de computadores ou a lentidão excessiva no carregamento da página. JavaScript poderá ser usado como elemento de suporte a um site.
9 . SITES DINÂMICOS criados em PHP, ASP, JSP e outras tecnologias, normalmente geram páginas com endereços, como, por exemplo: http://bibliopage.blogspot.com/2009/06/google-squared-e-visualizacao-de-dados.html/pagina=12&orig=76&x=pt&url=1&true . Esses endeços, normalmente, não são classificados, de forma adequada, nos motores de busca. A única solução que permite o uso de sites dinâmicos é incorporar, nesses sites, uma maneira de gerar endereços sem “?”, “&”, “=”, etc., onde o endereço acima seria reescrito como, por exemplo: http://bibliopage.blogspot.com/2009/06/google-squared-e-visualizacao-de-dados.html
10. FAÇA O SEU SITE CARREGAR EM POUCOS SEGUNDOS - As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site. Pense nisso e faça o seu site carregar o mais rapidamente possível.
Mais tarde veremos o que, aí sim, é trabalho do bibliotecário num portal corporativo. Aguardem.
Mudando de assunto, mas ainda dentro... Visualização de Dados em novos formatos é um assunto recorrente na internet.
Já existe até uma ciência chamada de Alfabetização Visual ou Competência Visual que ensina técnicas de exposição de dados.
Para bibliotecários, sobretudo os corporativos, a forma de apresentar os dados aos clientes é fundamental daí a necessidade de aprender mais sobre o assunto.
Acho que as escolas de Biblioteconomia também deveriam incluir alguma matéria sobre o tema na grade. Quem souber de algo assim, me avise.
Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.