1

70.000 Blogs fechados de uma só vez

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, julho 19, 2010 in , ,

A Blogetery, uma plataforma do Wordpress, encerrou seus servidores na sexta passada com todos os 70.000 blogs hospedados nele, sem aviso prévio.

Imagine: da noite para o dia, todas as informações que você juntou por algum tempo - as vezes anos - deletadas, de uma só vez.

Sites noticiosos comentam que os acessos ao Rapidshare e Bittorrent geraram ações judiciais relativas a direitos autorais e que levaram o Blogetery a desligar seus servidores.

Na lista de discussão da empresa, não há uma explicação formal, mas a tese legal é confirmada quando um dos representantes afirmou que eles não tiveram outra opção que não desligar os servidores ao acatarem uma ordem judicial. Simples assim.

Este fato nos leva à diversas discussões:

-- O primeiro e mais contundente: a perda das informações.

Tudo bem que alguns sites hospedados lá pudessem ter material ilegal, que infringisse os direitos autorais... mas, puxa, e todos os outros que estavam em ordem? Que eram sites de pessoas sérias, estudantes e professores? Todo mundo foi penalizado junto? Todo mundo perde tudo?

-- Segundo: a volatilidade/efemeridade da informação digital.

Você pode voltar aqui amanhã, por exemplo, e este blog não estar mais aqui. Do ponto de vista da referência, como nós bibliotecários podemos sanar isso?

-- Terceiro: a tirania corporativa.

Então uma empresa é penalizada judicialmente, decide apagar tudo que acha que lhe pertence e fica por isso mesmo... Será que estas corporações tem noção de que há uma coletividade aqui? Que o que elas nos viabilizam é mais do que elas próprias? Que elas são donas do meio, mas não da mensagem? Como podem deliberar sobre o que não lhes pertence?

-- Quarto: a falta de uma política de governança.

Notem que este evento ocorreu, não em um país de Terceiro Mundo. Não. Foi num país desenvolvido. E mesmo lá, eles tem essa dificuldade. A verdade é que ainda falta uma política sobre o que fazer com a informação digital e como tratá-la. Não deveríamos ser nós, bibliotecários, a elucidar esta questão? Estamos demorando muito a alcançar nosso público? Demorando a demonstrar que podemos ajudar? Ou será que nem nós temos solução para o problema?

Bem... se este blog ainda estiver aqui amanhã, a gente continua...
-----------
Atualização: Hoje, 20/06, foi divulgado que o site fechara devido a links terroristas. Leia Mais.

|

1 Comments


O querida,
Estive fora em férias e voltando hoje me deparo com essa notícia! É de ficar de boca aberta mesmo! Porisso a necessidade de se fazer sempre que puder backup de tudo no blogue. Fiz isso até um tempo atrás e acabei por deixar de lado. Vou voltar de novo a fazer. É algo a se pensar e refletir no que podemos fazer para melhorar isso.
Bjs

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.