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Controle de Versão no Word
Posted by Sandréa Moraes
on
quarta-feira, julho 14, 2010
in
Controle de Versão
Pra você que precisa controlar as versões de seus documentos do Word e tem dificuldade em utilizar o Verjet, o próprio Word possui um sistema que realiza um trabalho parecido.
Vá em Arquivo/Versões, clique em "Salvar uma versão automaticamente ao Fechar" e pronto, este documento terá suas alterações salvas a cada abrir e fechar.
Se você quiser facilitar seus processos, e ter esta funcionalidade por padrão, então siga como indicado:
Geralmente, os documentos do Word são criados a partir do arquivo Normal.dot.
Para o Word, a extensão .dot significa Modelo.
- Crie um documento em branco e como indicado, vá em Arquivos/Versões e marque a opção de salvamento automático;
- Depois vá em Ferramentas/Opções e na aba "Usuário", coloque seu nome na caixa. Isso fará com que o Word saiba quem gravou a versão;
- Salve o documento em branco como Normal1.dot (escolha a extensão .dot na lista) na pasta "Modelos";
- Vá em "Modelos" (normalmente em C:\Dados de Aplicativos\Microsoft\Modelos) e substitua o Normal.dot pelo Normal1.dot (é só renomear o Normal.dot como Normal2.dot e o seu Norma1.dot como Normal.dot).
Pronto. Toda vez que você criar um documento novo, ele já terá controle de versão.
Para ver a versão anterior, basta abrir o documento versionado, clicar em Arquivos/Versões, clicar na data desejada e em seguida "Abrir" na mesma tela. O Word irá dividir a tela com as duas versões, a atual e a pedida.
E mais, se seus documentos forem guardados e acessados via rede, e se seus companheiros de equipe fizerem este mesmo procedimento na máquina deles, então os documentos abertos por outros e alterados, irão aparecer com os nomes dos outros componentes da equipe em suas versões. Simples.
Veja outras dicas de Versionamento e Workflow.
Vá em Arquivo/Versões, clique em "Salvar uma versão automaticamente ao Fechar" e pronto, este documento terá suas alterações salvas a cada abrir e fechar.
Se você quiser facilitar seus processos, e ter esta funcionalidade por padrão, então siga como indicado:
Geralmente, os documentos do Word são criados a partir do arquivo Normal.dot.
Para o Word, a extensão .dot significa Modelo.
- Crie um documento em branco e como indicado, vá em Arquivos/Versões e marque a opção de salvamento automático;
- Depois vá em Ferramentas/Opções e na aba "Usuário", coloque seu nome na caixa. Isso fará com que o Word saiba quem gravou a versão;
- Salve o documento em branco como Normal1.dot (escolha a extensão .dot na lista) na pasta "Modelos";
- Vá em "Modelos" (normalmente em C:\Dados de Aplicativos\Microsoft\Modelos) e substitua o Normal.dot pelo Normal1.dot (é só renomear o Normal.dot como Normal2.dot e o seu Norma1.dot como Normal.dot).
Pronto. Toda vez que você criar um documento novo, ele já terá controle de versão.
Para ver a versão anterior, basta abrir o documento versionado, clicar em Arquivos/Versões, clicar na data desejada e em seguida "Abrir" na mesma tela. O Word irá dividir a tela com as duas versões, a atual e a pedida.
E mais, se seus documentos forem guardados e acessados via rede, e se seus companheiros de equipe fizerem este mesmo procedimento na máquina deles, então os documentos abertos por outros e alterados, irão aparecer com os nomes dos outros componentes da equipe em suas versões. Simples.
Veja outras dicas de Versionamento e Workflow.