2

Banco de Imagens: interatividade com fotógrafos

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, janeiro 26, 2010 in ,

Olá, amigos.

Estou curtindo as férias, então está difícil postar por aqui...

Conheço poucos bibliotecários que trabalham diretamente com sua fonte primária. Quero dizer... são poucos os bibliotecários que trabalham diretamente com os autores dos livros que catalogam, ou dos documentos que arquivam.

No meu caso, é comum trabalhar com os fotógrafos que geram as imagens de nosso banco de imagens.

Devido a isso, a interatividade entre o bibliotecário, a equipe de publicidade, e os jornalistas da comunicação institucional, é primordial para que a informação gerada pela fonte - neste caso os fotógrafos - atenda às expectativas dos usuários.

Obviamente, publicitários e jornalistas sabem exatamente o que pedir ao fotógrafo para registrar quando contratam um.

Mas se estes profissionais tiverem a oportunidade de consultarem um bibliotecário, ou terem um na equipe como no nosso caso, a empresa poderá lucrar a longo prazo pois além de terem sua meta imediata atendida com a contratação, um bibliotecário poderá briefar (do inglês, briefing) o fotógrafo sobre quais imagens são mais pesquisadas pelos usuários do tópico em questão.

O bibliotecário poderá dizer, segundo sua experiência, quais imagens ele, o fotógrafo, não deve deixar de fazer para qualquer tipo básico de imagem (Note que isso não quer dizer que o bibliotecário vá dizer ao fotógrafo como fotografar.... mas irá orientá-lo em suas ações).

Existem dois tipos básicos de imagens geradas numa grande empresa: imagens institucionais e cobertura de eventos.

- Imagens institucionais: normalmente são imagens geradas com um objetivo expecífico. Podem ser fotos para serem usadas para fins publicitários (ilustração de panfletos, cartazes, propagandas, etc.), iconográficas (utilizadas para blogs, portais ou aplicadas em materiais internos. Geralmente são fotos de objetos que não são achados em bancos de imagens comuns devido à especificidade da empresa), e de registro material (prédios, instalações, frota, terminais...)

- Cobertura de Eventos: registro de um evento do qual a empresa está participando ou promovendo: festas corporativas, premiações, patrocínios, visitas e visitantes ilustres, inaugurações e lançamentos, etc.

Depois que o fotógrafo realiza seu trabalho é comum que jornalistas e publicitários selecionem as imagens que irão usar em seus trabalhos e matérias.

Ao bibliotecário restam duas coisas: incluir as imagens no Banco de Imagens e arquivar o CD/DVD com os arquivos originais.

O bibliotecário pode utilizar esta seleção como ponto de partida para inclusão no Banco de Imagens já que não é recomendado incluir no banco tudo o que foi fotografado (ainda mais com a versatilidade destas novas câmeras digitais. Imagine arquivar 300 imagens de um só evento num banco!). No entanto, deve-se atentar para os objetivos das imagens selecionadas e verificar as restrições aplicáveis. Pode ocorrer, por exemplo, de uma imagem ser selecionada para ilustrar um panfleto sobre segurança justamente por conter uma situação de risco, mas não convém que ela esteja no banco de imagens acessível a todos.

Uma boa prática é fazer a seleção junto ao fotógrafo quando a imagem é publicitária. Ele poderá indicar quais as fotos são esteticamente mais adequadas para entrar no Banco de imagens.

Interatividade é a plavra-chave para o bibliotecário corporativo.

Aproveitando o ensejo.... vou divulgar o lançamento do livro da amiga fotógrafa Thelma Vidales.

Ela trabalhou conosco gerando imagens corporativas e cobertura de eventos e agora lança seu primeiro livro em co-autoria com outros fotógrafos: SAARA RIO DE JANEIRO. O livro retrata o nosso centro comercial popular com textos e imagens. Os fotógrafos conseguem tirar poesia do que há de mais caótico no Centro do Rio.
O livro será lançado no dia 02 de fevereiro as 18:30h na Livraria da Travessa do CCBB (R.Primeiro de Março, 66 - Centro).

A propósito... a foto dela foi escolhida para capa do livro... que chique! Beijo, Thelminha!




|

2 Comments


Essa é a Sandréa! Uma especialista e professora nata. Que facilidade de expor suas ideias, SS (Super Sandréa). Adorei a forma como você evidenciou a importância do bibliotecário no processo de seleção de fotos para o Banco de Imagens.

Você está certa quando diz que o bibliotecário sabe, melhor que ninguém, as necessidades de quem busca uma imagem. E interagir é o negócio no mundo corporativo! Por isso interagimos tanto com vc (até quando vc está de férias... rs...).

Parabéns pela competência e obrigada pela inteligência com a qual você nos brinda diariamente. É um prazer!

Obs: Tb coloquei o livro da Thelminha no meu blog. Olha lá depois. Bjssss
;-)


Valeu Erikinha!

É claro que tudo fica mais fácil quando trabalhamos com jornalistas competentes e superamigos como você!
Bjs.

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.