1

Contrainteligência

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, janeiro 11, 2010 in ,

A Contrainteligência parece coisa dos tempos da Guerra Fria mas é uma área de estudo há muito conhecida dos empresários e que vem ganhando mais atenção dos bibliotecários nos dias atuais pois tem se tornado matéria de concurso.

A Contrainteligência, no seu sentido mais amplo, é definida como "a atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa, assim como ações de qualquer natureza que constituam ameaça à salvaguarda de dados, informações, bem como a dos bens ou patrimônio de uma empresa. As ações de contrainteligencia buscam detectar um invasor, neutralizar sua atuação, recuperar ou mesmo contra-atacar por meio da produção de desinformação. Isto permite uma organização tornar-se significativamente menos vulnerável".

Assim, a conhecida Segurança da Informação é parte integrande da área de estudo da Contrainteligência, pois além da segurança de dados e sistemas computacionais, a Contrainteligência se extende a guarda física dos documentos, suas instalações e pessoas envolvidas nos processos.

Já existe um curso de Pós-graduação em Inteligência e Contrainteligência, que por acaso, está com as matrículas abertas até dia 13 de janeiro. Sua grade de matérias inclui os seguintes módulos:

Módulo 01 – Entendendo Informação, Governança e Segurança : Governança e Segurança das Informações; Gestão de Segurança - Combate a Fraudes e Desvios Corporativos; gerenciamento de Crises e Planos de Contingência; Metodologia de Pesquisa Científica.

Módulo 02 – Conhecendo sobre Inteligência e Contra-Inteligência : História da Inteligência e da Propriedade Intelectual; Inteligência e Estratégia Organizacional; Metodologia para Produção do Conhecimento; Operações de Inteligência; Contra-Inteligência e Estudo de Casos Famosos de Traição.

Módulo 03 – Decidindo em Ambiente de Incerteza : Psicologia e Liderança; Guerra Psicológica – Desinformação, Publicidade e Propaganda; Contra-Terrorismo e Técnicas de Negociação sob Ameaça.

Módulo 04 – Planejando a Proteção do Conhecimento Sensível : Política Nacional de Inteligência, Leitura de Cenários e Análise da Conjuntura; Planejamento de Proteção do Conhecimento Sensível: Áreas e Instalações, Documentos e Materiais, Pessoas, Comunicações e Sistemas de Informação; Seminário de Trabalho de Conclusão do Curso.

Para quem quiser se antenar no assunto sugiro algumas leituras aqui no site da Osun que disponibiliza documentos em PDF.

|

1 Comments


Nossa! Os ramos de conhecimento e especialização estão tomando uma proporção que me assusta. Essa é uma "super" novidade para mim. Gostei de conhecer essa nova profissão pelo seu blog. bjssss

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.