2

Comparar textos

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, outubro 30, 2009 in , ,

Aqui no escritório é muito comum que uma equipe responsável por um determinado projeto produza e depois revise um parecer sobre seu tema de estudo. Depois estas revisões com suas alterações e sugestões são remetidas por e-mail para alguém do grupo consolidá-las e finalmente enviá-las ao destinatário.

Coitado deste consolidador... as vezes as mudanças são tão sutis que fica fácil cometer erros.
Bem, se este é seu caso, aqui vão alguns instrumentos que ajudam a comparar textos sem muito esforço:

  • Quickdiff: site simplesinho onde você cola os dois textos e manda comparar. Ele ressalta as diferenças com um marca texto. Foi originalmente pensado para comparar linhas de código de programação...mas quebra o galho para outras comparações.

  • TextFlow: software. Acho que é o melhor. Pode-se comparar multiplos textos ao mesmo tempo. As comparações são bem visuais, com uso de cores. Você tem apenas que aceitar as alterações ou não, numa única interface. A versão não-comercial é gratuita.

  • CompareMyDocs: o site esta em beta, e por enquanto, gratuito. Simplesmente carregue suas versões no site e ele faz o resto. Bastante visual.

  • Writeboard: site colaborativo. O texto fica a disposição dos participantes para que todos façam as alterações num único documento online. Todas as revisões são rastreadas incluindo o nome de quem alterou o original. Depois é só baixar o documento final.

  • WinMerge, DiffText, Compare Text: todos são pagos, mas o shareware está disponível.

Bem... agora não tem desculpa para o trabalho sair como uma colcha mal retalhada...



|

2 Comments


Para essas atividades de escrita colaborativa, tem também o Google Docs, que, além de permitir a edição de formulários, planilhas e documentos de texto, é integrado com o Gmail e permite um ótimo gerenciamento dos documentos. Com fácil importação e exportação.
Além de tudo, é gratuito.


Boa lembrança, Lilly.
Aqui no escritório não podemos utilizar este por conta de política de segurança interna, mas para trabalhos acadêmicos ele é muito bom.
Bj.

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.