0

Gerador de Referências / Citações II

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, junho 17, 2016 in , ,
Pra quem está na difícil missão de entregar o TCC ou sua dissertação, aqui vão dois sites que te ajudarão a organizar as referências:
  • Zotero: é uma ferramenta gratuita, que auxilia na coleta, organização, referências, e compartilhamento das fontes de pesquisa. Possui instrumentos de coleta de links online através de plugin na barra de ferramentas do Firefox. Com ele é possível cadastrar os artigos que você consultou para o TCC e depois, com um clique, criar a citação no texto e também a bibliografia completa dentro das páginas do seu documento Word. A formatação das referências pode ser escolhida entre o formato ABNT, APA, Chicago e tantas outras. O utilitário também possui a versão standalone que pode ser instalada em seu PC sem a necessidade de ficar preso ao browser. Abaixo vai um vídeo que ensina como usar:




  • EndNote: também gratuito, esse gerenciador de citações funciona online e tem uma interface bem simples, mas eficiente. A coleta de referências pode ser feita de dentro do próprio site. Permite que grupos compartilhem as referências além de disponibilizar 2GB de espaço para anexar documentos na nuvem. Uma parte interessante do EndNote é a aba "Correspondência" que realiza um filtro dos periódicos que podem ser de seu interesse baseado na soma de suas referências, seu resumo e o título de seu trabalho. Também possui a versão standalone. O vídeo abaixo é meio antigo mas serve como ilustração:


De início achei meio difícil de usar esses gerenciadores, mas com prática, se tornam excelentes ferramentas para coletar informação e já deixar as referências prontas para uso quando precisar. Se você ainda está no início da sua jornada rumo ao Trabalho de Conclusão de Curso, comece a usar essas ferramentas desde agora.


Veja meu primeiro post sobre esse assunto aqui.


|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.