1

Personalizando e manipulando pastas do Windows

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, maio 03, 2010 in , ,

Por mais que existam bases de dados para guardar tudo, não há como negar que sempre sobra alguma coisa guardada nos diretórios do Windows, seja no drive C:, ou mesmo num drive em um servidor de rede.

Organizar estas pastas torna-se então uma demanda diária que a limitação do Windows só dificulta.

As pastas tem um limite de 255 caracteres no nome (o que já é um milagre... nos Windows 3.x era só de 8 caracteres...) e se você tentar arrastar uma pasta com um título tão extenso para dentro de outra irá receber uma mensagem de erro pois o sistema soma o nome da subpasta ao nome da pasta e assim o path estoura o limite.

Outra dificuldade é criar metadados dentro desses diretórios.
Quando se passa o mouse sobre uma pasta, normalmente vem alguma informação como o tamanho e alguns nomes de arquivos, mas nada profissional.

Pra piorar ainda tem o fusionismo causado pela visualização daqueles ficheiros amarelos.
Tente localizar uma pasta em particular dentro de um diretório com 50 itens...

Para estes casos a personalização das pastas é uma ajuda.
O Folderico e o Horizon MyFolder são dois programas freewares que auxiliam a personalizar os ícones das pastas e fazê-las destacarem-se dentro dos diretórios.

Para incluir comentários nas pastas use o HobComment que é um software bem simples. Funciona através de menu de contexto, que pra quem não sabe, é aquele menu que aparece quando se clica com o botão direito do mouse sobre o arquivo. Clique em "Add comment" e ele abre um campo para sua digitação.

Se sua empresa não permite downloads e instalação, mesmo que gratuitas - como é o caso da minha - meu próximo post mostrará como fazer a personalização na mão mesmo... até.

|

1 Comments


Super Sandréa! Você e suas descobertas. A aplicação dessa novidade no nosso dia a dia de trabalho facilitou bastante nosso trabalho. Parece bobagem, mas não é. Muito legal!!!

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.