1
Blogs e Redes Sociais: bibliografia sobre o fenômeno
O termo blog é descendente de weblog.
Weblog foi inventado por Jorn Barger e utilizado pela primeira vez no dia 17 de Dezembro de 1997. A palavra resulta da abreviatura das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registavam os pormenores das viagens que realizavam). A sua abreviatura blog surgiu fruto de uma brincadeira de Peter Merholz que separou a frase e escreveu no seu weblog, em Abril de 1999, “we blog”. Rapidamente um weblog passou a ser conhecido simplesmente como blog.
A blogsfera, ou seja, o conjunto de blogs na web, concretizou uma mudança profunda na comunicação ao transformar o cidadão comum em produtor de informações. Os blogs criaram
uma via de mão dupla que permite ao receptor interagir com o emissor, estejam onde estiverem.
A evolução significativa (da comunicação) reside no fato de que, sem conhecimento avançado, pessoas comuns tornam-se criadoras de obras, que ficam disponíveis a qualquer internauta. Tudo isso sem custos ou mediação.
Ao falar em blogs é importante esclarecer outro conceito intimamente relacionado com estes, a intitulada Web 2.0 ou também conhecida como web-social (rede-social). Este conceito pretende designar a revolução existente que procura usar a Internet como uma plataforma que tira partido do conhecimento coletivo e através dele vai se construindo e aperfeiçoando.
Navegando por aí, encontrei estas duas listas superinteressantes sobre o fenômeno dos Blogs e Redes Sociais no Brasil. Aproveitem para ler e ampliar seus conhecimentos nestas áreas:
Fontes: Gonçalo Rodrigues e Ponto Media.