0

Prêmio de biblioteconomia prorroga inscrições

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, outubro 30, 2012 in

Repassando...

O tema desta 11º edição será "Bibliotecas e centros de informação no século XXI


As inscrições para o Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo 2013 foram prorrogadas até 21 de novembro. O tema desta 11º edição será "Bibliotecas e centros de informação no século XXI: novos leitores, novas práticas, novos desafios". Podem participar profissionais bibliotecários, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, além de discentes e docentes. Serão premiadas duas categorias: profissional, para a qual serão outorgados até cinco prêmios, e trabalhos acadêmicos, em que serão contemplados um Trabalho de Conclusão de Curso de graduação (TCC), uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. Leia o regulamento clicando aqui. Para mais informações, escreva para crb8@crb8.org.br
Fonte: PublishNews

|
0

E-Books na Unesp

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, outubro 30, 2012 in
A Faculdade de Filosofia e Ciências do campus de Marília da Unesp disponibilizou uma boa lista de e-Books, alguns em nossa área, para compra e também download gratuito.
Visite: FFC



Valeu a dica Andréa Balster!

|
0

Códices de Leonardo Da Vinci com Acesso Interativo

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, outubro 26, 2012 in , , , ,
Os códices Madrid I e II de Leonardo Da Vinci serão lançados em meio digital interativo no próximo 30 de outubro pela Biblioteca Nacional de Espanha.

Funcionando como um verdadeiro livro eletrônico, será possível navegar de página em página, vendo os apontamentos e os desenhos do artista. As páginas serão exibidas em alta resolução e serão enriquecidas com animações em vídeo, que explicam o funcionamento de várias invenções de Da Vinci.

Da Vinci, grande gênio da Humanidade, tinha o estranho costume de escrever suas anotações ao contrário, como num espelho. A BNE irá facilitar nossa vida reinvertendo o texto para a leitura.

Mais uma grande obra que se digitaliza.


|
0

O Crescimento da leitura digital (eReading)

Posted by Sandréa Moraes on quarta-feira, outubro 24, 2012 in , , ,
Este novo infográfico da Schools.com mostra o crescimento do número de leitores digitais, venda de dispositivos e eBooks.

Nossa biblioteca está testando o uso de eReaders como suporte à leitura.

Mediante a assinatura de uma cautela, o usuário pode levar emprestado seu eReader Kindle ou Nook contendo seu livro digital por 7 dias.

Depois comento sobre nossa experiência. Por enquanto, vejam como este crescimento está vertiginoso. Clique para ampliar:

The Rise of eReading: Are Books Going to Become an Endangered Species?
Courtesy of: Schools.com


|
0

Biblioteca Nacional lança a Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, outubro 23, 2012 in , ,
Repassando...

"Nesta quinta-feira, 25/10, a Biblioteca Nacional realizará o sonho do professor, antropólogo, educador e escritor, Darcy Ribeiro, com o lançamento da Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB, que homenageia os 90 anos de nascimento do autor. A coleção será destinada às bibliotecas públicas brasileiras e contará com 150 títulos, divididos em três partes com 50 obras em cada. A previsão é que a cada bimestre, a partir de janeiro de 2013, 10 novos títulos cheguem às prateleiras das bibliotecas públicas brasileiras ao longo dos próximos 3 anos, com o auxílio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP/FBN). Essa é a primeira das quatro fases do projeto. A segunda fase é a criação do site Cultive um Livro, no qual qualquer usuário poderá se cadastrar e escolher um dos 50 títulos da lista inicial da BBB e sugerir seu envio gratuito a uma escola, ponto de cultura ou pessoa física cadastrados no site. Serão 9 mil coleções, distribuindo um total de 450 mil exemplares.
Nas quatro fases do projeto serão publicados e distribuídos gratuitamente 2.700.000 exemplares (54 mil coleções). Sendo 900 mil livros (18 mil coleções) distribuídos para as bibliotecas cadastradas no SNBP e outros 1.260.000 livros (25 mil e 200 coleções) pelo Site Cultive um Livro. 270 mil exemplares (5.400 coleções) serão destinados ao Ministério da Cultura e 270 mil exemplares (5.400 coleções) para os patrocinadores."
Fonte: PublishNews

|
0

O Mercado Global de eBooks

Posted by Sandréa Moraes on terça-feira, outubro 23, 2012 in ,


Seu TCC precisa falar sobre o mercado mundial de eBooks?

Então aqui vai um título que não pode faltar em sua bibliografia: The Global eBook Market: Current Conditions & Future Projections (O'Reilly Media, 57 pp.).

"Trata-se de um relatório completo e ambicioso elaborado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart sobre a realidade do mercado de e-books nos mais diversos países e regiões (inclusive o Brasil). A primeira edição foi publicada em outubro de 2011, e esta é a primeira revisão que o relatório recebe."

Este título pode ser baixado gratuitamente direto do site da O'Reilly.

|
0

O Perigo das Redes Sociais

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, outubro 22, 2012 in
Essa eu tenho que compartilhar, gente!
Boa parte de nossa vida está nas redes sociais. Tenha cuidado com o que você publica.
Isso vale uma bela palestra na Biblioteca, vocês não acham?
Valeu Aninha Maia. Bj.


|
0

Congresso da IFLA em 2013

Posted by Sandréa Moraes on segunda-feira, outubro 15, 2012 in
Olá Povo!
Queria ter ficado um ano fora, mas não consegui! Tinha que divulgar essa!

Olhem que linda apresentação para o próximo Congresso da IFLA que será em Singapura em 2013:




|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.