0

Georeferenciamento em Banco de Imagens

Posted by Sandréa Moraes on sexta-feira, novembro 27, 2009 in , , , ,

Georreferenciar, Geo-referenciar ou Georeferenciar é atribuir coordenadas a um ponto, vinculando-o à um Sistema de Coordenadas.
Georeferenciar uma imagem é uma forma de indexá-la, sob o ponto de vista da localização geográfica, de modo que esta também pode ser uma atividade bibliotecária.

No banco de imagens em que trabalho, as imagens estão passando por um processo de georeferenciamento via campos IPTC, já falados aqui.
Temos muitas imagens de nossas instalações e estas são espalhadas pelo país. Para os engenheiros as geotags são fundamentais para ilustrar seus trabalhos e apresentações.

Não é difícil georeferenciar imagens.
Primeiro, obviamente, você tem que saber qual o local que a imagem se refere. Onde a foto foi tirada. Tem que ser capaz de localizá-la em um mapa ou ter algum especialista que tenha deixado esta indicação para você.
A utilização do Google Earth ou outro programa similar pode ajudar.

Depois, durante o processo de indexação mesmo, você georeferencia a imagem.
Na maioria das vezes tem-se apenas que criar um arquivo kmz (que é um marcador também feito com o Google Earth, por exemplo) e atá-lo à imagem com algum programa próprio para isso.
Entre os programas de georefêrencia temos:

  • iTag - Já falado aqui, é um dos melhores em sua completeza. Ele é gratuito, indexa as imagens, inclui os campos IPTC e georeferencia uma vez que se tenha criado o marcador no Google Earth.

  • GPicSync - é um software gratuito dedicado. Pra quem quer levar o geotagging a sério. Ele grava a georeferência nas tags das fotos, salva arquivo kml/kmz pra ser visualizado no Google Earth, com a opção de projetar a rota no solo ou com o perfil de altitude. Muito bom para banco de imagens aéreas. Ele também cria um kit html para aplicação em sites, com miniaturas.

  • GeoSetter: programa gratuito dedicado. Também com muitos recursos. Edita os campos IPTC, aceita fotos tipo RAW de vários tipos de câmera.

  • Jet PhotoSoft: é tipo um Picasa, tem bastente recurso e custa apenas US$ 25.00.

  • RoboGeo 5.0: demo. Pode receber coordenadas de um GPS e registrá-las entre os dados Exif ou IPTC gravados no arquivo da imagem. Também gera arquivos KML ou KMZ para exibição no Google Earth, além de fazer upload para o Flikr.

Nos dias globalizantes atuais o Georeferenciamento facilita a vida não só de engenheiros, mas também de usuários comuns. É uma atividade que também devemos incluir em nossos processos técnicos.

Para saber mais, visite também:

|

Copyright © 2009 Sandrea's BiblioPage All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.